Os ‘três pilares’ dos games

Por KAKÁ Em 02:06 1 comentários

O que define um grande jogo de videogame para você? Os gráficos? A mecânica? A trilha sonora? O enredo? Personagens carismáticos? O modo multiplayer? Tudo junto? O que? Você alguma vez já parou pra pensar nisso?
E já mando de cara: os gráficos estão fora dessa tríade.


O visual é importante, não tenha dúvida disso. Ele  sozinho consegue vender um jogo, independente se esse mesmo jogo é bom ou ruim. Quem se lembra dos vídeos promocionais de Crysis antes do seu lançamento para PCs? Os vídeos mostravam os coqueiros caindo com tiros de fuzil, o vento batendo nas folhas, o vai-e-vém das ondas na praia, as cabanas desabando, as texturas da ilha… Veja bem, eu não estou falando que o jogo é ruim, mas Crysis está muito longe de ser uma unanimidade, e bota longe nisso. Eu conheço uma dúzia de pessoas que conseguiram jogar Crysis com aqueles gráficos estapafúrdios e mesmo assim acharam o jogo chato, repetitivo e com história meia-boca. Isso é um grande jogo?

Um exemplo hipotético e imparcial: e se Terminator Salvation tivesse os mesmo gráficos de Crysis, seria épico?
Pois é, acho que eu me fiz entender.

Os gráficos te convencem a experimentar um jogo, isso é fato, mas eles sozinhos não te convencem a jogá-lo novamente. Você fala “uau, que visual animal, vou jogar esse jogo”, mas dificilmente falaria “esse jogo é uma bosta, mas vou continuar jogando porque os gráficos são muito bons”.

Eu também gosto de jogos com gráficos top de linha, mas o que fez com que  Uncharted 2, Batman: AA, Gears of War, God of War, Shadow of The Colossus, Mass Effect, Battlefield 2 (e tantos outros) fossem lembrados até hoje não foram seus gráficos, por melhor que eles sejam. Existem três coisas mais importantes a se considerar, e quando um jogo satisfaz as três ele é lembrado eternamente.

3. Carisma

O carisma de um jogo é fundamental para o seu sucesso. Jogos com histórias bem contadas prendem o jogador até o fim da trama, em busca daquele final épico e recompensador. Mas não adianta a história ser genial se os personagens ao seu redor não forem carismáticos. Jogos como Heavy Rain, God of War, Castlevania LoS, Red Dead Redemption e Mass Effect são exemplos de jogos com grandes histórias e grande personagens.

Uma boa atmosfera também influencia na empatia do jogador com o jogo, mesmo que o personagem jogável seja neutro. Por exemplo, em muitos RPGs os personagens são criados pelo jogador no início do jogo e não possuem uma personalidade própria. Acontece que alguns RPGs de tão bons que são fazem com que o jogador “compre a ideia” do jogo. São jogos que você entra no personagem, querendo ou não. Por algumas horas você sai do seu sofá e se transforma em um paladino da justiça de uma terra medieval ou em um explorador de um mundo pós-apocalíptico. Oblivion, Baldur’s Gate, Fallout New Vegas e Diablo são exemplos que nãos nos deixam mentir.

Ah sim! Carisma não tem, necessariamente, a ver com história, pois se tivesse, Pac-Man, Megamania e Rally-X não seriam jogos tão carismáticos e jogados até hoje por uma multidão de pessoas.


E o que falar dos intrépidos Mario e Luigi que todo jogo são obrigados a salvar a idiota da princesa das garras do Bowser? Alguém aqui, alguma vez na vida, já prestou atenção na história de um algum jogo do Mario?

2. Gameplay

Você sabe qual a maior virtude da série Uncharted? Não são os gráficos arrebatadores e nem os roteiros hollywoodianos dos dois jogos. Uncharted e Uncharted 2 são bons, aliás, muito bons, por causa da sua mecânica de jogo, gameplay, jogabilidade… enfim, chame do jeito que você quiser. Uncharted e Uncharted 2 são dois jogos em terceira pessoal com um controle e precisão fenomenais. A facilidade com que você anda, corre, pula, atira e se defende é fantástica!

Os gráficos e as histórias de Uncharted 1 e 2 apenas coroam a beleza que é o seu gameplay. Não se iludam! Se Uncharted não tivesse os controles que tem, não seria esse jogaço.
E o que falar da jogabilidade de Diablo, Warcraft II, God of War, Gears of Wars, Resident Evil, Civilization? Jogos eternizados no Hall da Fama dos videogames.

Quando a jogabilidade não é boa, os gráficos de última geração vão por água abaixo.

1. Diversão

A diversão é condição sine qua non para um videogame. Se você não se divertiu jogando determinado jogo, não irá jogá-lo novamente. Bem, se você estiver fazendo algum curso de sadomasoquismo pela internet, talvez continue jogando-o por um tempo. :| 

A palavra diversão tem um sentido dúbio quando falamos em videogame, porque dizer que alguém se divertiu jogando determinado jogo não quer dizer que essa pessoa gargalhou durante a jogatina. Eu, por exemplo, me diverti bastante jogando Silent Hill e Fatal Frame no meu PS2 e não dei um sorriso sequer em nenhum dos jogos. Na verdade eu fiquei com uma cara igual o Bart e a Lisa…


A diversão é o que te faz jogar e jogar os seus jogos prediletos quantas vezes achar necessário. Diversão é:
  • capotar a 300 por hora em Burnout Paradise;
  • levar um puta susto em Fatal Frame;
  • dar um headshot de bazuca em Borderlands;
  • executar o fatallity clássico do Sub-Zero no boboca do Johny Cage;
  • ter uma partida online de Fifa interrompida “estranhamente” após marcar seu quarto gol;
  • descobrir como matar todos os colossi de SotC sem guia ou qualquer tipo de ajuda;
  • zerar Dead Space no modo nightmare;
  • zerar Double Dragon II com uma única ficha;
  • conseguir pegar todas as argolas de uma fase do Sonic;
Divertir é o objetivo fundamental de qualquer videogame, quando um jogo não diverte é porque ele falhou. Sem diversão, de nada adiantam gráficos, história, jogabilidade. Diversão é o ponto máximo e quando ela é atingida o desenvolvedor do jogo sente que a sua missão foi cumprida.

E lembre-se: o que faz um jogo ser bom para você é o nível de diversão proporcionada baseado naquilo que você gosta e espera de um jogo. Reviews e opiniões de terceiros podem ajudar, mas o que importa mesmo é a sua opinião. E se você achar que Terminator Salvation é o jogo definitivo, aí é problema seu porque eu não tenho nada a ver com isso.

1 comentários:

I just like the helpful info you supply on your articles.
I will bookmark your weblog and take a look
at once more right here frequently. I'm fairly certain I will be informed many new stuff right here! Good luck for the following!

Also visit my homepage: Free Online Games

Postar um comentário

► Leia antes de comentar

1. Não xingar, desrespeitar, insultar, brigar ou criticar alguém. O comentário será excluido;

2. Procure ajudar ao próximo em alguma dúvida, demonstre generosidade. Faça sua parte, assim fará amizades;

3. Caso tenha alguma dúvida, explique detalhadamente e, se possível, poste uma imagem demonstrando sua dúvida;

4. Caso tenha algum link quebrado, não se enfureça, pois não upamos nenhum game. Apenas avise para podermos assim trocar os links;

5. Demonstre sua opinião sobre o jogo, dizendo o que achou, se o jogo funciona ou não, assim, você estará ajudando ao próximo;

6. Todas as dúvidas postadas seram respondidas;

7. Caso demoremos um pouco para responder, não se preocupe, o comentário será respondido, o que ocorre é que a equipe anda muito ocupada organizando o site.

Gratos!