mexeu na firmware do meu videogame?

Por KAKÁ Em 14:02 0 comentários


Existe uma nova atualização do Nintendo 3DS na área. E ela traz… alguma mudança. Mas a Nintendo não revela exatamente o que é essa mudança, porque ela nunca diz o que cada atualização do 3DS vai alterar no seu portátil.

Mas nós não temos o direito de saber?

A Sony também geralmente faz a mesma coisa no PlayStation 3, quando lança atualizações de firmware acompanhadas por declarações vagas sobre “estabilidade e segurança”. Mas o que você está corrigindo, minha amiga? Quando uma empresa cruza a internet e invade meus domínios, quero saber exatamente o que ela está fazendo.

 Você pode achar que eu sou curioso, paranoico ou só um jogador veterano de PC com um fetiche por “logs” quilométricas de atualização, mas é preocupante ver todo esse sigilo das fabricantes com relação ao assunto. Eu sei que, quando falamos de medidas de segurança, você não pode simplesmente sair contando os detalhes. Mas nem todas as mudanças de uma atualização de firmware têm relação com segurança.


A atualização mais recente da Nintendo, por exemplo, acrescentou novas cores [via Tiny Cartridge, em inglês] para o aplicativo 3DS Sounds, que pode compartilhar informações via StreetPass. É quase nada, eu sei, mas por que foi preciso que os usuários garimpassem para achar a informação? A Nintendo bem que poderia esclarecer as mudanças, não? Ou pelo menos dar as informações detalhadas, e não bastante resumidas, como vem fazendo em seu site oficial.

Mas, antes que eu me esqueça, estamos falando da Nintendo na internet, então já se espera que ela estrague tudo em algum momento. O que é decepcionante é ver a Sony fazendo a mesma coisa. A cada nova atualização de firmware no PlayStation 3 (o que, felizmente, já não é tão frequente quanto antes), os usuários são obrigados a revirar fóruns em busca de informações e dicas sobre o que pode ter mudado em seus videogames.

Não deveria ser assim, e os jogos de PC são uma prova de como fazer as coisas direito. Um usuário de Steam  sabe que existe um registro vasto e completo das atualizações de cada jogo, o que significa que você pode ver exatamente o que mudou em cada versão, não importa o quão alienígena as informações possam parecer para o público “normal”. Quem joga MMO também sabe que existe o mesmo grau de transparência sobre atualizações.

É o mínimo que se espera. A relação entre o consumidor e a fabricante é uma via de mão dupla. Nós pagamos, nós compramos os produtos. E se nós precisamos assinar o acordo de utilização para seus serviços online – e essa é uma palavra importante: acordo -, então acho que falta um pouco de reciprocidade, um pouco de informação sobre como esses serviços vão nos afetar. Ninguém precisa revelar dados específicos sobre sistemas de segurança, mas eu gostaria muito de saber do resto.

Se sua experiência com o aparelho está sendo alterada, mesmo que superficialmente, você merece saber exatamente como e por quê. Afinal, o videogame é seu.

0 comentários:

Postar um comentário

► Leia antes de comentar

1. Não xingar, desrespeitar, insultar, brigar ou criticar alguém. O comentário será excluido;

2. Procure ajudar ao próximo em alguma dúvida, demonstre generosidade. Faça sua parte, assim fará amizades;

3. Caso tenha alguma dúvida, explique detalhadamente e, se possível, poste uma imagem demonstrando sua dúvida;

4. Caso tenha algum link quebrado, não se enfureça, pois não upamos nenhum game. Apenas avise para podermos assim trocar os links;

5. Demonstre sua opinião sobre o jogo, dizendo o que achou, se o jogo funciona ou não, assim, você estará ajudando ao próximo;

6. Todas as dúvidas postadas seram respondidas;

7. Caso demoremos um pouco para responder, não se preocupe, o comentário será respondido, o que ocorre é que a equipe anda muito ocupada organizando o site.

Gratos!